Proteja você e sua família do COVID-19

Embora atualmente não existam dados que mostrem que o COVID-19 afeta as gestantes demaneira diferente das demais pessoas, sabemos que as gestantes correm maior risco de adoecer por outros vírus respiratórios do que as que não estão grávidas. Portanto, se estiver grávida, lembre-se de reduzir o risco de ficar doente. Você também pode ensinar aos seus filhos os passos do dia a dia (como lavaras mãos adequadamente) para se manterem saudáveis:

Pratique o distanciamento social.

Evite as pessoas que estão doentes ou que foram expostas ao vírus e fique pelo menos a 1metro de distância das pessoas que não moram em sua casa.

Lave as mãos com frequência.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos (ou ajude a seus filhos a lavarem suas mãos), especialmente:

  • Depois de tocar em outras pessoas, incluindo crianças;
  • Depois de tocar em superfícies externas à sua casa ou em itens externos que você trouxe para sua casa;
  • Depois de ir ao banheiro ou trocar fraldas;
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Depois de manusear a roupa suja;
  • Antes de comer ou preparar alimentos; e
  • Antes de amamentar ou ordenhar leite (com a bomba) para armazená-lo

Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.

Evite tocar nos olhos, nariz eboca com as mãos não lavadas.

Cubra a boca quando tossir e espirrar.

Cubra sua boca quando tossir,espirre usando um lenço de papel, jogue o lenço sujo no lixo e lave as mãos. Ou quando tossir, faça-o tossindo no cotovelo (braço dobrado) e em seguida,limpe as mãos.

Limpe, desinfete e lave com segurança.

Limpe e desinfete as superfícies e os objetos tocados com frequência (por exemplo, telefones, dispositivos eletrônicos pessoais, controles remotos, mesas, bancadas, interruptores de luz,maçanetas epuxadores de armário).

Itens de lavagem, incluindo brinquedos de pelúcia laváveis. Lave os itens usando a configuraçãode água mais quente e apropriada para os itens e seque completamente, se possível.

Máscara de tecido para crianças, pais e outros profissionais de saúde

O Centro de Controle de Doenças (CDC) recomenda que todas a crianças com idade de 2anos ou acima, usem uma proteção facial (máscara) de tecido que cubra o nariz e a boca quando estiverem fora de casa, na comunidade. Devido ao riscode asfixia, NÃO coloque coberturas facial de tecido em bebês ou crianças menores de 2 anos. As coberturas de pano para o rosto também não devem ser usadas por quem tem dificuldade em respirar, está inconsciente, não pode se mover ou é incapaz de removê-lado rosto sem assistência.

Usar uma mascara de tecido não substitui o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos ou outras ações preventivas diárias-use a mascara além de praticar outros protocolos de prevenção. Uma cobertura de tecido para o rosto não se destina a proteger você, o usuário,mas pode impedir a propagação do vírus a outras pessoas. Isso é especialmente importante se você estiver infectadoenão tiver sintomas de COVID-19.

Risco de COVID-19 durante a gravidez

Com base no que sabemos sobre o COVID-19, acreditamos que as pessoas grávidas parecemter o mesmo risco de COVID-19 que as pessoas adultas que não estejam grávidas. No entanto,muito permanece desconhecido. Sabemos que as pessoas grávidas tiveram um risco maior de doença grave quando infectadas com vírus semelhantes ao COVID-19, além de outras infecções respir atórias virais, como a gripe.

Riscos para a gravidez e para o bebê

Ainda se sabe muito pouco sobre os riscos do COVID-19durantea gravidez e o bebê. A transmissão de COVID-19 de mãe para filho durante a gravidez é improvável. No entanto após o nascimento, um recém-nascido pode ser infectado depois estar em contato próximo com uma pessoa infectada, incluindo a mãe do bebê ou outros cuidadores.

Um pequeno número de bebês testou positivo para o vírus logo após o nascimento, de acordo com alguns poucos relatórios publicados. No entanto, não se sabe se esses bebês receberam o vírus antes, durante ou após o nascimento.

Um pequeno número de outros problemas, como parto prematuro, foi relatado em bebês nascidos de mães que testaram positivas para COVID-19 no final da gravidez. No entanto, não sabemos se esses problemas estavam relacionados ao vírus.

Cuidados pré e pós-parto durante a pandemia de COVID-19

É importante cuidar de si e do seu bebê durante a gravidez e após o parto.

Não deixe de ir às consultas de pré-natal ou pós-parto. Se você estiver preocupada em comparecer à sua consulta devido ao COVID-19, converse com seu médico.

Ligue para o seu médico se você tiver uma pergunta médica urgente.

Não adie buscar um atendimento de emergência por causa do COVID-19. Em casode emergência, ligue para o 911 ou vá ao departamento de emergência local. Se você não estiver dirigindo, ligue para o departamento de emergência no caminho para explicar que está grávida e tem uma emergência.

Vacinas durante a gravidez e a pandemia de COVID-19

Embora não exista ainda uma vacina disponível para proteção contra o vírus que causa o COVID-19, as vacinas de rotina são uma parte importante da proteção da sua saúde. Se estiver grávida, continue a receber as vacinas recomendadas.

Locais para o parto durante a pandemia de COVID-19

O parto é sempre mais seguro sob a supervisão de profissionais de saúde treinados. Se você tiver dúvidas sobre o melhor local para dar à luz, discuta-as com seu médico.

Amamentar se tiver COVID-19

O leite materno oferece proteção contra muitas doenças e é a melhor fonte de nutrição para amaioria dos bebês.

Você, junto com sua família e profissionais de saúde, deve decidir seinicia e como continua com a amamentação.

Não sabemos ao certo se as mães com COVID-19 podem espalhar o vírus para os bebês noleite materno, mas os dados limitados disponíveis sugerem que isso não é provável.

Se você tiver o COVID-19 e optar por amamentar, use uma mascara de tecido no rosto durante a amamentação e lave as mãos antes de cada mamada.

Se você tem COVID-19 e optou por ordenhar o leite materno:

  • Use uma bomba de mama, dedicada. Limpe sua bomba após cada uso, limpando todas as partes que entram em contato com o leite materno.
  • Use uma mascara de pano durante a ordenha e lave as mãos antes de tocar em qualquer bomba ou garrafa e antes de tirar o leite materno.
  • Se possível, o leite materno ordenhado deve ser alimentado à criança por um cuidador saudável que não possua COVID-19, não esteja em alto risco de doença grave por COVID-19,e está morando na mesma casa.

COVID-19 e crianças

Há muito mais a ser aprendido sobre como essa doença afeta as crianças. Enquanto algumas crianças e bebês estão doentes com COVID-19, a maioria das doenças ocorre entre adultos. Alguns relatórios sugerem que bebês com menos de 1 ano de idade e aqueles com condições médicas pré-existentes podem estar em maior risco de doença grave por COVID-19 do que outras crianças.

As crianças com COVID-19 geralmente apresentam sintomas como osde resfriadosleves, febre, coriza e tosse. Vômitos e diarreia também foramrelatados em algumascrianças. Crianças com certos fatores predisponentes, como doença pulmonar crônicaou asma de moderada a grave, problemas cardíacosseverosou sistemas imunológicos fracos, podem apresentar maior risco de doença grave por COVID-19.Emcaso de emergência, ligue para o 911 ou vá ao departamento de emergência local.Os departamentos de emergência têm planos de prevenção de infecções para protegervocê e seu filho de contrair COVID-19em caso deseu filho precisar de atendimentomédico deemergência. Não adie o atendimento de emergência para seu filho por causado COVID-19.

Protetores faciais para recém-nascidos e bebês

Protetores faciais de plástico para recém-nascidos e bebês NÃO são recomendados. Não há dados que apoiam o uso dessas viseiras faciais para proteção contra COVID-19 ou outras doenças respiratórias. Um protetor facial infantil pode aumentar o risco de síndrome da morte súbita do bebê (SIDS) ou asfixia e estrangulamento acidentais.

Visitas médicas para consultas de rotina e para vacinas em crianças durante a pandemia de COVID-19

As visitas médicas para consultas de rotina e para as vacinas ainda são importantes durante a pandemia do COVID-19.

Consultas de recém-nascidos. Preferivelmente, as consultas do recém-nascido devem ser feitas pessoalmente, para que o seu médico pediatra possa verificar o crescimento e a alimentação do bebê, verificar icterícia, garantir que os testes de triagem neonatal do bebêforam feitos e fazer testes de repetição ou acompanhamento, se necessário. Na consulta do recém-nascido, seu médico pediatra também verificará como você e seu bebê estão de maneira geral. Os testes de triagem neonatal incluem exame des angue, um teste auditivo e um exame para problemas cardíacos congênitos críticos.

Consultas de rotina de crianças.

O seu médico pediátrico verificará o desenvolvimento do seu filho em visitas de rotina.

Consultas para vacinação.

As vacinas são uma parte importante para manter seu filho saudável, especialmente se el etiver menos de 2 anos de idade. As vacinas ajudam a fornecer imunidade antes de serem expostas a doenças potencialmente fatais. Embora ainda não exista uma vacina para ajudar a proteger contra o COVID-19, as vacinas para outras doenças infecciosas são importantes para a saúde do seu filho. Ligue para o escritório do seu provedor para perguntar sobre as próximas consultas ou sobre o prazo de vacinação de seu filho.

Lidar com o estresse

As pandemias podem ser estressantes para todos. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e crianças. Lidar com o estresse com sucesso tornarão você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.

Converse com seus filhos sobre a pandemia. É importante tentar manter a calma e fornecer às crianças informações verdadeiras e adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento.

Depressão durante e após a gravidez é comum e pode ser tratada. Depressão pós-parto é a depressão que pode acontecer depois de ter um bebê. Se você acha que está passando por depressão, procure tratamento com seu médico o mais rápido possível.